A fixação do valor das taxas de frequência e da taxa de inscrição (valores não reembolsáveis) é da competência da Direção do BabeliUM, sujeita à aprovação do Conselho da Escola da ELACH, e autorizada pelo Conselho de Gestão da Universidade do Minho;
Aquando da submissão da inscrição é devido o valor da inscrição. O valor em questão apenas deverá ser liquidado aquando da notificação dos serviços administrativos.
O calendário escolar bem como o período de inscrições de cada curso serão estipulados pela Direção do BabeliUM – Centro de Línguas.
Os Cursos de Línguasfuncionam nos dois polos da Universidade do Minho (Gualtar ou Azurém) e têm cargas horárias letivas e horários distintos. Cabe aos interessados conferir os dados do curso pretendido antes de efetuar a matrícula. Erros de leitura não justificam o reembolso.
A progressão dos cursos é definida de acordo com os parâmetros do QECRL (níveis, competências). Na denominação do curso são indicados os níveis e/ou competências a atingir, sendo a escolha do nível da responsabilidade do interessado. Em casos de dúvida, recomenda-se a realização de um teste diagnóstico disponível online.
O numerus clausus de cada turma é de 40, com exceção dos cursos de conversação, onde o número máximo de alunos é de 20. Poderão ser admitidos mais alunos em casos especiais e com a concordância do docente.
O pagamento do valor global da taxa de frequência e da taxa de inscrição deve ser efetuado numa única prestação no início do Curso. Poderão ser, eventualmente, analisadas situações excecionais, mediante apresentação de requerimento fundamentado dirigido ao Diretor do BabeliUM – Centro de Línguas.
Beneficiarão da taxa de frequência de “aluno interno”, quando devidamente comprovado, os alunos, docentes e não-docentes da Universidade do Minho; sócios da AAEUM; sócios da Casa do Professor; investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL); desempregados (devidamente comprovado); Escolas da rede APPEAL (docentes e alunos a partir dos 16 anos / menores só com autorização); Sócios AFUM e familiares diretos; Alunos inscritos no curso livre para maiores de 23 anos; Associados do Fundo Social Município de Braga e familiares diretos; Colaboradores Theatro Circo; Colaboradores Edit Value; Colaboradores Fundação Bracara Augusta. Poderão ser contemplados outros protocolos de cooperação que deem direito à redução da taxas de frequência, inclusivamente de forma temporária.
No final do curso, cada aluno receberá um certificado indicando o nível obtido de acordo com os parâmetros definidos pelo QECRL. Verificando-se a impossibilidade de avaliação do nível, ou no caso deste ser inferior a »A1, o aluno que tiver assistido a pelo menos 75% das aulas, poderá solicitar um certificado de participação.
No caso de frequência parcial, haverá lugar a um certificado de participação onde constará o número total de horas assistidas. A referência aos níveis obtidos de acordo com o QECRL só será feita se o docente dispuser de elementos suficientes para a avaliação. Noutros casos poder-se-á considerar a avaliação de competências por meio de exame.
Durante o 1.º mês de aulas, poderão ser aceites inscrições nos Cursos condicionadas, porém, às vagas existentes. Após este período só serão aceites inscrições mediante o parecer favorável dos respetivos docentes. Nestas situações, aplicar-se-á uma taxa de mora para além do valor da inscrição/taxas de frequência.
Em caso de necessidade de alteração dos horários, e sempre que tal impossibilite a frequência de algum estudante, a sua inscrição será transferida para outro curso/horário disponível. Em última instância, o formando poderá requerer o reembolso, mediante processo devidamente documentado e assinado.
O BabeliUM emitirá uma declaração de inscrição no cursoapós pagamento da taxa de inscrição, a qual pode ser usada para solicitar visto. É, no entanto, da exclusiva responsabilidade do aluno tratar de todo o processo conducente à obtenção do visto.