faz das línguas a tua praia
A Universidade do Minho cumpre, com a sua adesão ao Conselho Europeu das Línguas (CEL / ELC), em 2006, e com a sua contínua participação em diversos projetos de rede europeia na área da aprendizagem das línguas ao longo da vida, um papel dinamizador no quadro estratégico para o multilinguismo e a interculturalidade, contribuindo assim para a política de Portugal como Estado-Membro da União Europeia.
A partir de 2009, esta função é exercida pelo BabeliUM – Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Uminho).
Em todos os projetos e programas, o objetivo principal do BabeliUM é contribuir para a excelência da Uminho ao nível internacional, nacional e regional (transfronteiriço). Com esta finalidade, o BabeliUM estabelece uma colaboração estratégica com parceiros internos e externos, em prol da Uminho como universidade internacionalizada, aberta à pluralidade das línguas e culturas e como polo dinamizador de uma região do conhecimento e da cultura.
Ao nível nacional, o Centro de Línguas BabeliUM é membro da Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt), através de um protocolo de cooperação de 2009, ficando assim associado à Confederação Europeia de Centros de Línguas do Ensino Superior Europeu (CercleS).
Organização do IV CercleS Seminar, em Braga, Campus de Gualtar, 26 a 28 de abril de 2012.
O BabeliUM participou e participa em diversos programas multilaterais, de rede e investigação comparativa, no âmbito do Lifelong Learning Programme da Agência EAC (Education, Audiovisual & Culture) da União Europeia, na área do Multilinguismo:
TNP3 – D
Conferência para o Sul da Europa, Braga, 18 de junho de 2007
MOLAN
LANQUA
EUCIM-TE
Site Oficial
IntlUni Erasmus Academic Network
Site Oficial
EUCIM-TE
Equipa da Universidade do Minho