BabeliUM

SOBRE NÓS

ser ou não ser? Eis a questão

BabeliUM – o nome do Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (UMinho) faz alusão ao mito da torre de Babel.

Porém, em vez de entender a confusão das línguas como um castigo divino, adota uma outra interpretação, surgida a partir do Iluminismo, segundo a qual a pluralidade linguística e cultural é vista como uma dádiva e uma riqueza deste planeta. É no espírito desta visão que o BabeliUM se propõe contribuir para que a Universidade do Minho seja uma universidade multilingue aberta ao mundo.

política de multilinguismo é um vetor importante da sua política institucional interna e da interação com parceiros do BabeliUM, em consonância com as políticas do Conselho de Europa e da União Europeia e com as recomendações da EUA (European University Association), em prol da dinamização da Universidade do Minho como universidade internacionalizada, aberta à pluralidade das línguas e culturas e como pólo dinamizador de uma região do conhecimento e da cultura.

Todos estão convidados a fazer parte deste projeto que, através de uma grande diversidade de ações, eventos e serviços, procura:

Dar ênfase à importância das línguas (língua materna, língua segunda, língua estrangeira) como ferramentas de cognição, comunicação e convivência intercultural, uma vez que o conhecimento de línguas aumenta competências transversais chaves (keycompetences) num mundo plurilingue.

Promover a convivência intercultural como elemento essencial da cidadania em democracia, paz e solidariedade, contrariando tendências xenófobas e de exclusão social.

Apoiar a consciência generalizada acerca da importância da língua portuguesa e das suas valências no contexto europeu e internacional, nomeadamente através de programas do ensino e da aprendizagem do português como língua não-materna (Português Língua Estrangeira PLE e Português Língua Segunda PL2).

Nestas páginas Web, terá toda a informação geral e atual sobre o BabeliUM à sua disposição. Se tiver dúvidas ou solicitações específicas, não hesite de entrar em contacto com a Secretaria (babelium@elach.uminho.pt) ou com os membros da Comissão Executiva.