torna-te num campeão linguístico
2024
Época de avaliação de 15 a 31 de janeiro 2024:
– Inglês B1: 16/01/24 – 14h30-17h30 + avaliação oral
– Inglês B2: 16/01/24 – 14h-17h + avaliação oral
– Inglês C1: 18/01/24 – 9h30-13h30 + avaliação oral
– Inglês C2: 18/01/24 – 9h30-13h30 + avaliação oral
Restantes idiomas: informação a ser divulgada oportunamente.
Época de avaliação de 22 a 30 de abril 2024
– Inglês B1: 23/4 – 14h-17h + avaliação da produção/interação oral
– Inglês B2: 23/4 – 14h-17h + avaliação da produção/interação oral
– Inglês C1: 23/4 – 9h15-13h15 + avaliação da produção/interação oral
– Inglês C2: 23/4 – 9h15-13h15 + avaliação da produção/interação oral
Restantes idiomas: informação a ser divulgada oportunamente.
Época de avaliação de 21 a 28 de junho 2024
– Inglês B1: 28/06 – 9h30-12h30 + avaliação da produção/interação oral
– Inglês B2: 28/06 – 9h30-12h30 + avaliação da produção/interação oral
– Inglês C1: 27/06 – 14h-18h + avaliação da produção/interação oral
– Inglês C2: 27/06 – 14h-18h + avaliação da produção/interação oral
Restantes idiomas: informação a ser divulgada oportunamente.
Prazo de inscrição: até à quarta-feira da semana anterior à época de exame
2025
Época de avaliação de 13 a 31 de janeiro 2025
Época de avaliação de 21 a 30 de abril 2025
Época de avaliação de 20 a 30 de junho 2025
Prazo de inscrição: até à quarta-feira da semana anterior à época de exame
A Avaliação de Competências em Línguas é um serviço especializado do BabeliUM para acreditar e certificar a competência linguística em todas as línguas oferecidas pelo BabeliUM – Centro de Línguas, mediante uma avaliação de domínio e segundo os níveis definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
Esta avaliação é realizada através de exames específicos que são constituídos por dois grandes blocos:
Componente A
Avalia a compreensão oral e escrita e a expressão escrita
Componente B
Avalia a interação e expressão oral
O certificado é emitido quando o requerente obtém aprovação no nível ao qual se candidatou, em todas as competências linguísticas avaliadas.
150€ por exame/avaliado
Pedido de exame fora das épocas definidas não disponível
Descontos para grupos maiores de 6 pessoas, da mesma língua e do mesmo nível.
Mais informações através:
Recomenda-se que a realização da avaliação de competências se efetue mediante duas convocatórias anuais, com a finalidade de facilitar a sua organização e divulgação e otimizar o trabalho de elaboração das provas nos respetivos departamentos, secções e cursos livres. Aconselha-se, igualmente, a constituição duma comissão de acompanhamento que supervisione a correta nivelação das provas e a adequação aos parâmetros descritos neste documento.
A estrutura do exame constará de duas partes:
PARTE A
Esta prova será realizada em várias salas, em função da língua avaliada e do nível dos candidatos inscritos. Os espaços disponíveis devem ser confortáveis para os candidatos e possuir a qualidade acústica e os meios audiovisuais necessários para a sua realização. Em cada uma das salas deverá estar um professor para a organização e vigilância do exame. Os candidatos com necessidades especiais devem fazer constar as mesmas no momento da inscrição. Assim, serão tidas em conta as especificidades que lhes facilitem a realização da prova nas melhores condições possíveis.
O tempo de realização desta parte será o seguinte, segundo os diferentes níveis:
A1/A2 2h30 | B1/B2 3h | C1/C2 4h
Nesta parte, o aluno terá liberdade para gerir o tempo da forma que considere mais apropriada. Como tal, não se discriminará o tempo especificado para cada uma das três provas que integram esta parte, ainda que se recomende que a audição dos textos orais se realize 30 minutos após o início do exame.
PARTE B
Realizar-se-á numa sala onde deverá haver um examinador e um avaliador.
O examinador sentar-se-á em frente ao candidato e será o responsável pelo desenvolvimento da entrevista. O avaliador será o responsável pela qualificação da prova e deverá situar-se fora do ângulo de visão do candidato, mas a uma distância que lhe permita ouvir sem problemas a entrevista.
COMPREENSÃO ORAL
A prova de compreensão oral constará de dois textos orais, que serão ouvidos duas vezes, adequados ao nível em que se inscreve o candidato. Recomenda-se que a natureza de ambos os textos abranja âmbitos funcionais ou sociolinguísticos diferentes.
Os itens serão de carácter objetivo e de resposta fechada e deverão avaliar tanto a compreensão global dos textos, como a de elementos específicos e concretos.
Os textos selecionados devem ajustar-se às tipologias e parâmetros descritos no (QECRL) ou, se o houver, no documento relativo aos níveis de referência de cada uma das línguas.
COMPREENSÃO ESCRITA
A prova de compreensão escrita constará igualmente de dois textos, com itens objetivos e de resposta fechada que avaliem a compreensão global e específica do texto.
Os textos selecionados também devem representar âmbitos funcionais e sociolinguísticos diversos da competência comunicativa e ajustar-se aos níveis de referência descritos no (QECRL).
EXPRESSÃO ESCRITA
A expressão escrita será avaliada a partir da produção de dois textos. A prova será aberta e a correção efetuar-se-á mediante os descritores de cada nível.
O enunciado da prova deverá descrever com precisão o ato comunicativo a que se deve ajustar o texto a produzir pelo candidato, assim como definir as instruções da tarefa de forma detalhada. Deve ainda ser mencionada explicitamente a extensão do texto escrito que será a seguinte, segundo nível:
A1 100 palavras | A2 150 palavras | B1 250 palavras | B2 300 palavras | C1 400 palavras | C2 450 palavras
EXPRESSÃO ORAL
A tipologia de texto e as funções exigidas, assim como o nível de léxico e de conhecimentos gramaticais requeridos devem ajustar-se aos níveis de referência do (QECRL).
A expressão oral será avaliada a partir duma entrevista ao candidato feita pelo examinador. A estrutura da prova deverá incluir tanto a parte expositiva como a interativa e o examinador deverá assegurar-se de que as funções comunicativas exigidas correspondem ao nível, assim como deve procurar obter uma amostra significativa de língua para que o avaliador possa ponderar de maneira válida a competência oral do candidato.
A duração será de 15 minutos, aproximadamente, os quais devem ser respeitados na totalidade, independentemente das impressões iniciais do examinador ou avaliador.
O avaliador qualificará a produção oral do candidato mediante uma escala de descritores.
O candidato, para ser aprovado no certificado de Avaliação de Competências, deverá submeter-se às quatro provas de que consta a avaliação.
Nas provas objetivas e fechadas (compreensão oral e escrita) terá de responder adequadamente a um mínimo de 75% dos itens do exame. Nas provas subjetivas e abertas (expressão oral e escrita), o candidato deverá resolver de forma satisfatória o conjunto de cada uma das provas, só podendo não atingir o nível requerido num dos parâmetros de correção de cada uma das provas de expressão escrita e também só em um da prova oral.
Mesmo naqueles casos em que a insuficiência se manifeste num só dos parâmetros, se a produção do candidato for notavelmente inferior ao exigido, também não obterá aprovação na prova e, consequentemente, na avaliação em geral. Para uma correta ponderação deste aspeto, aconselha-se a redação dos descritores mediante uma escala.
Os parâmetros que integram os critérios de correção da prova escrita são os seguintes:
Desenvolvimento temático
Adequação sociolinguística
Coesão e coerência
Correção gramatical e ortográfica
Amplitude e domínio do vocabulário
Na prova de expressão escrita, os critérios supramencionados deverão ser aplicados a cada um dos textos que se avaliarão de forma independente, tendo em conta alguns descritores.
Os parâmetros que integram os critérios de correção da prova oral são os seguintes:
Desenvolvimento temático
Adequação sociolinguística
Coesão, coerência e fluidez
Domínio fonológico
Correção gramatical
Diversidade e adequação de vocabulário
Para avaliar as competências do candidato nesta área deverão ser tidos em conta alguns descritores.